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AQUAPONIA: TECNOLOGIA AGROECOLOGICA PARA O SEMIÁRIDO

Agroecologia reúne tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis

Agroecologia reúne tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis

Do ponto de vista da Agricultura Ecológica, Agroecologia reúne tecnologias e práticas agrícolas sustentáveis que integram conhecimentos científicos e técnicos com experiências e saberes da agricultura tradicional e que consideram atributos do ecossistema e da cultura do convívio social da comunidade.

Entre essas tecnologias, está a Aquaponia, com destaque de especialistas para sua importância e vantagens sobre as que requerem espaços, consomem solo, água, fertilizantes, defensivos agrícolas e produzem resíduos sólidos e efluentes. Enfim, demandam recursos naturais cada vez mais restritos e fadados à escassez sob os efeitos do Aquecimento Global. Ainda pela ampla aplicação em outras áreas a partir da educação básica. Importância reconhecida pela FAO ao editar para o mundo o Tecnhical Paper nº 589, um manual de uso da tecnologia (http://www.fao.org/3/a-i4021e.pdf).

 

- AQUAPONIA

Tecnologia de cultivo associando aquicultura e agricultura, mais comumente as técnicas de Piscicultura e Horticultura. Estas associam, num circuito fechado, dois módulos interconectados de cultivo: 1) peixes e 2) plantas de ciclo curto (horticultura). O sistema cooperativo funciona assim: as águas “sujas” (efluentes) produzidas no cultivo dos peixes são direcionadas ao módulo do cultivo das plantas; estas, por sua vez, alimentam-se delas filtrando os nutrientes (sujeira) e produzindo águas “limpas” que retornam ao módulo inicial dos peixes. Podem ser usados outras combinações de cultivo de animais aquáticos (camarões) e plantas (frutas).

Tecnologia independente de solo e clima, de elevado reuso de água e de baixa produção de resíduos descartáveis. Produz alimento saudável, sem agrotóxico e fertilizante, tendo como único composto comercial introduzido a ração para os peixes; todavia podendo ser de formulação caseira. O nutriente para as plantas é produzido pelo próprio sistema. Nessa cooperação o que é veneno para os peixes (águas sujas) é alimento ideal para as plantas e, assim, gira a roda. Opções diversas de desenhos de equipamentos explorando esse sistema de policultivo. A capa do Manual da FAO (acima) traz um exemplo de equipamento; diversos outros podem ser examinados no interior desse guia. Modelos e instrução de montagem e operação estão disponíveis também na Internet.

 

- AQUAPONIA COMUNITÁRIA

O aparato de cultivo consome materiais simples e disponíveis, inclusive recicláveis, como caixas e tubos de plásticos, suportes de madeira e bombinha (aquário) para recirculação de água; utensílios de limpeza doméstica e jardinagem. Montagem, operação e manutenção simples e barata. Pode ser operado por jovens, adultos e idosos independente de gênero, nível escolar e até por portadores de necessidades especiais. Equipamentos ocupam espaços reduzidos de quintal, jardim, terraço e sala.

Como são modulados, duplicáveis e replicáveis, uma comunidade rural pode dispor de um sistema integrado de módulos de Aquaponia explorando distintos cultivos de variedades de peixes e plantas. Membros da família  odem combinar-se para que haja sempre alguém de casa cuidando do respectivo módulo. Forma-se, assim, escala na produção local que pode até gerar excedentes para comercialização. Avanço que vai contribuir para a construção de uma economia local sustentável e inclusiva com base na agricultura familiar organizada.


- AQUAPONIA EDUCATIVA

Além de produtor de alimentos, explica o citado manual da FAO, a Aquaponia constitui excelente instrumento didático auxiliar no ensino de ciências básicas naturais e experimentais tecnológicas na escola básica, infantil, fundamental e médio. Iniciando-se pela montagem do equipamento que proporciona o aprendizado e aplicação de conhecimento de medidas e cálculos de áreas de figuras geométricas; exercício de habilidades no manuseio de peças, instrumentos, esquema gráfico e guia de instalação.

A operação e manutenção proporcionam exercício de observação de funcionamento do sistema, desempenho de rotinas de rotinas e controle do processo de cultivo. Alimentação do sistema pede medição, anotação, elaboração de listas, tabelas e relatórios gerenciais. Além da técnica agroecológica, pode contribuir com lições sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, segurança e soberania alimentar, saúde pública. Por fim, a busca pelo entendimento de funcionamento do processo constitui para o aluno exercício da curiosidade e do despertar para a ciência. Evidentemente sob orientação de professores
que adotam a Aquaponia em seus cursos. Projetos e cursos: abdabrasil.gmail.com. 


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Título Data de Publicação Postado Por
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